Joint Venture entre EMEF e Nomad Digital

Posted on

Nomad Digital e a EMEF constituem uma Joint-Venture para conquistar o mercado de 6 mil milhões de euros da Manutenção Remota Sob Condição Ferroviária

A Nomad Digital, líder mundial de soluções de comunicação wireless de alta disponibilidade para o sector dos transportes, constituiu uma joint-venture com a EMEF, o principal operador português no sector da manutenção ferroviária, para dar resposta ao elevado aumento da procura de soluções de Telegestão Ferroviária, tais como a Manutenção Baseada na Condição (MBC) e Eficiência Energética no sector ferroviário.

As soluções de Telegestão Ferroviária disponibilizam aos operadores uma visão global da frota, em tempo real, e performance ao serviço de todos os equipamentos embarcados. Este aumento e especificidade da informação permite aos operadores serem mais proactivos nas vertentes da manutenção e operação.

A joint-venture, denominada “Nomad Tech”, reforçará a complementaridade existente entre a liderança de mercado da conetividade global ferroviária associada à empresa Nomad Digital, e as soluções inovadoras de Manutenção de última geração e Telegestão da EMEF, com o objetivo de responder ao aumento significativo da procura mundial de melhorias na eficiência operacional, disponibilidade dos veículos e redução do custo de ciclo de vida dos sistemas ferroviários de passageiros e carga e metros ligeiros.

A Nomad Tech não disponibilizará apenas ligação remota off-line aos sistemas analógicos e digitais existentes nos comboios, através da solução de comunicação de elevada disponibilidade desenvolvida pela Nomad, mas também providenciará o know-how e as ferramentas necessárias para a obtenção da informação operacional crítica, para a análise em tempo real do estado do comboio emitindo alertas automáticos (tais como sinais de falhas eminentes de equipamento), fornecendo assim informação relevante em tempo real para os operadores e centros de manutenção poderem desencadear as ações preventivas e corretivas sobre o material circulante.

A Nomad Tech irá combinar as ferramentas de MBC com a mais moderna estratégia de manutenção RCM (Reliability Centred Maintenance), para desenvolver novos processos de manutenção – onde a manutenção é baseada no estado de condição do equipamento e não apenas executada em intervalos de tempo pré-definidos – bem como para melhorar os sistemas de manutenção existentes. A experiência mostrou que esta combinação tecnologia/estratégia de manutenção pode determinar otimizações consideráveis do custo de ciclo de vida do material circulante, aumentando a fiabilidade (reduzindo falhas em mais de 50%) e a disponibilidade (até 20%).

A Nomad Tech fornecerá também soluções de Eficiência Energética, incluindo a monitorização contínua e precisa do consumo de energia/níveis de combustível e dos “modos” de condução (parâmetros analisados: frenagem, aceleração e localização). Esta informação é então integrada nos programas de formação dos maquinistas, com vista à implementação de técnicas de eco-driving.

O recurso às comunicações em tempo-real, permitirá aos operadores um escalonamento otimizado e mais preciso de reabastecimentos de combustível e também alertar remotamente os centros de controlo de qualquer suspeita de roubo de combustível.

A Eficiência Energética pode ser ainda melhorada, através da solução inovadora a nível mundial de upgrade tecnológico dos conversores de tração do material circulante.

Estas soluções constituem melhorias significativas: no consumo de energia, na disponibilidade do material circulante, na redução dos custos de manutenção, na redução do tempo de imobilização por avaria, permitindo assim um rápido retorno do investimento.

A aplicação destes resultados ao mercado mundial de manutenção e operações de material circulante, revela potenciais poupanças superiores 6 mil M €/ano, que poderão ser alcançadas se os operadores ferroviários adotarem os benefícios das soluções da Telegestão da Nomad Tech.

Fabricantes e Operadores que já adotaram as soluções de Telegestão da EMEF e da Nomad, já se encontram a beneficiar das vantagens acima referidas. De entre estes destacam-se os Comboios de Portugal (CP), a Northern Rail, a Southeastern, Siemens, Alstom e Hitachi, de entre outros projetos em curso.

Desde o lançamento da linha de produtos NDMaintain em 2011, a Nomad tem vindo a trabalhar com a EMEF na afirmação da importância desta parceria no reforço da combinação das capacidades de liderança mundial do mercado das telecomunicações ferroviárias, que se espera vir a servir de “drive” para a construção de um standard internacional associado à forma como o material circulante comunica com os centros de manutenção (monitorização remota) e os benefícios para a operação e manutenção.

O Diretor Geral da NOMAD, Andrew Taylor, afirma: “ Constatamos uma procura significativa das soluções de Manutenção Baseada na Condição e Eficiência Energética por parte dos nossos clientes, guiada pela exigência contínua da redução do custo de ciclo de vida dos sistemas ferroviários. Vemos esta área como a próxima grande evolução da indústria.

A joint-venture beneficiará não só os clientes, mas toda a indústria. A junção entre a posição líder do mercado das comunicações ferroviárias da Nomad e o aprofundado know-how técnico, ferroviário e de desenvolvimento específico de hardware/software dedicado da EMEF, é altamente complementar. Fundamentalmente, isto significará a redução de custos para as empresas de transporte e a melhoria dos serviços e da segurança prestados aos passageiros”.

O Diretor Geral da EMEF, Engº Alberto Castanho Ribeiro, afirma: “ Durante a última década a EMEF tornou-se pioneira global no desenvolvimento e aplicação das mais modernas estratégias de manutenção e soluções de Manutenção Baseada na Condição, assim como em soluções de eficiência energética e amigas do ambiente, que oferecem soluções de poupança significativa para o mercado ferroviário. Beneficiando da presença mundial da Nomad, é chegada a altura de alargar os benefícios destas tecnologias e soluções.

Mais informações em http://nomadtech.pt/

 

 

Top