Lusogate garante eficácia operacional e eficiência energética

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Sistema inovador desenvolvido pela EMEF & NomadDigital –

O sistema Lusogate iniciado na Unidade de Inovação e Desenvolvimento da EMEF e continuado pela NomadTech (joint venture da EMEF com a NomadDigital) provou a sua eficácia na substituição dos módulos de potência por conversores de tração das automotoras da série 2300/2400, permitindo ainda uma redução do consumo energético em cerca de 12%.

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A fase de investigação e desenvolvimento – que contou também com os contributos da Universidade do Porto – culminou na implementação desta solução numa automotora da CP, da série 2300/2400, a circular na Linha de Sintra. O reconhecimento do sucesso deste sistema leva agora a CP a pretender alargar a sua implementação.

O sistema Lusogate consiste na modificação tecnológica dos atuais conversores de tração, da tecnologia Tirístor – Gate Turn-Off (GTO), para a tecnologia Bipolar – Insulated Gate Bipolar Transistor (IGBT), permitindo manter o mesmo controlo de tração e sistema de proteção do comboio. Esta solução, implementada através de uma intervenção de baixo custo, garante ainda maior fiabilidade e disponibilidade dos veículos, traduzindo-se também num maior tempo de vida dos IGBTs.

Ainda em termos ambientais, para além da redução do consumo energético, o sistema Lusogate apresenta regimes térmicos que permitem a substituição do processo de refrigeração através de fluidos onerosos e com elevado impacto ambiental, por convexão natural ou água.

Importa também destacar que o sistema Lusogate está sujeito a um processo de homologação simplificado comparativamente às intervenções convencionais nesta matéria.

Com base nestes argumentos o sistema Lusogate garante o retorno do investimento num prazo inferior a um ano.

O trabalho desenvolvido pela NomadTech traduziu-se ainda na melhoria das ferramentas de manutenção e diagnóstico e do sistema de apoio ao maquinista (DAS), permitindo também aqui reduções energéticas na ordem dos 10%.

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