EMEF entrega 1º Alfa Pendular da Nova Geração à CP

Posted on

 

A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário SA entregou hoje à CP o primeiro comboio Alfa Pendular da Nova Geração, após a remodelação profunda realizada ao longo dos últimos meses no Parque Oficinal do Centro, no Entroncamento.

 

Para além da manutenção geral de meia vida (R1) ao nível mecânico e elétrico, o comboio Alfa Pendular beneficiou de uma intervenção profunda, melhorando o conforto e a segurança dos passageiros, em particular através da introdução de novos bancos e materiais de revestimento, novos sistemas de iluminação, à remodelação do Bar e dos WC, a introdução de um novo sistema para o acesso Wi-Fi às redes de comunicações móveis e de tomadas elétricas individuais em todos os bancos.

A realização do projeto envolveu cerca de 60 trabalhadores da EMEF, contando também com a participação de vários prestadores de serviços nacionais especializados. O projeto de remodelação é assegurado em 90% por tecnologia e recursos nacionais.

O Diretor Geral da EMEF, Engº Alberto Castanho Ribeiro, destaca que “este projeto prova a capacidade de a EMEF se assumir como uma empresa líder e integradora dos contributos de outros setores da indústria nacional, apresentando soluções globais mais robustas e competitivas para o mercado Nacional e Internacional.”

 

 

A intervenção traduziu-se em mais de 1500 procedimentos, desde a desmontagem total do interior dos comboios até à pintura com as novas cores que distinguem esta Nova Geração Alfa Pendular.

 

 

Os 176 bancos (301 lugares sentados) do comboio foram desmontados e reconstruídos com novas espumas e novos revestimentos em pele. Foram aplicados 300 m2 de alcatifa sobre um novo piso modular que incorpora cortiça para a promoção de um melhor isolamento acústico e térmico. A EMEF instalou um total de 44 km de novas cablagens. E na pintura foram utilizados mais de 2700 kg de tinta.

 

Todos os 10 comboios Alfa Pendular da CP irão beneficiar desta remodelação profunda, devendo o próximo comboio entrar nas oficinas da EMEF ainda este mês.

Os primeiros comboios Alfa Pendular da CP iniciaram o serviço em 1999, tendo, entretanto, percorrido mais de 41 milhões de quilómetros e transportado cerca de 26 milhões de passageiros.

A execução desta remodelação da frota Alfa Pendular representa um investimento na ordem dos 18 milhões de euros por parte da CP.


 

 

Top