EMEF com resultados positivos em 2015

Posted on

CapaRC2015A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A. fechou o exercício de 2015 registando resultados positivos – pelo segundo ano consecutivo – de 1,378 milhões de euros (EBITDA de 3,1 milhões de euros), correspondendo a um aumento de 52% face aos resultados positivos registados em 2014.

Com um aumento de 6% do volume de negócios – que atingiu os 58 milhões de euros – a EMEF conseguiu também reduzir o passivo total na ordem dos 20% (cerca de 600 mil euros) face ao exercício anterior.
Em 2016 a EMEF inicia a execução de três grandes projetos cujo valor total ronda os 40 milhões de euros:

  • a remodelação profunda dos comboios Alfa Pendular, durante os próximos três anos, no valor de 18 milhões de euros;
  • a revisão geral dos 960 000 km de 35 veículos da frota Eurotram do Metro do Porto, no valor de 10,6 milhões de euros;
  • a manutenção ligeira de toda a frota do Metro do Porto, durante os próximos dois anos, no valor de 11,3 milhões de euros.

Para a execução destes trabalhos a EMEF iniciou, em abril, a contratação de mais de 85 trabalhadores qualificados para reforçar as equipas nas oficinas de Guifões e do Entroncamento.

O Diretor Geral da EMEF, Engº Alberto Castanho Ribeiro, destaca que estes resultados surgem no seguimento de uma gestão eficiente que tem sido implementada na EMEF, apostada no aumento da produtividade, na redução de custos e na procura de novos clientes e mercados, permitindo perspetivar com otimismo o futuro da EMEF, sobretudo se forem asseguradas as condições indispensáveis para uma maior competitividade nos mercados internacionais, nomeadamente o europeu e o ibérico.

É neste contexto de mudança de paradigma que, no final do primeiro trimestre de 2016, foi implementado um novo modelo de gestão, baseado em unidades de negócios – numa fase inicial no Parque Oficinal do Centro, Entroncamento – que visa precisamente focar as equipas numa gestão por objetivos e um aumento da eficiência e a produtividade da empresa. Simultaneamente está a decorrer um esforço de digitalização de processos que visa ampliar e agilizar o fluxo de dados e de informação entre os colaboradores da empresa.

Top