Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Pessoal-EspecializadoA EMEF considera que os seus colaboradores e colaboradoras são uma força vital para o desenvolvimento da Empresa e assume a responsabilidade social como referencial para a gestão de recursos humanos.

O Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) segue os requisitos da NP 4427, pela qual está certificado desde 19 de Janeiro de 2012, é aplicável em toda a empresa, está articulado com o Sistema de Gestão da Qualidade certificado da EMEF, de acordo com a NP EN ISO 9001, com a NP EN ISO/IEC 17025 e com o Regulamento (UE) 445/2011 e procura garantir os seguintes requisitos gerais:

  • Atrair, manter e desenvolver os seus recursos humanos, procurando satisfazer de forma contínua as necessidades da organização e assegurar o cumprimento da legislação aplicável.

Na procura de articular e harmonizar o Sistema de Gestão de Recursos Humanos com o Sistema de Gestão da Qualidade, os Recursos Humanos são considerados um dos processos – chave de suporte do sistema e como tal integrado no Manual da Qualidade da EMEF (MQ.0). Esta abordagem por processos, tendo por base o ciclo PDCA, Plan (Planear), Do (Fazer), Check (Avaliar/Controlar) e Act (Atuar), permite desenvolver, implementar e melhorar continuamente a sua eficácia, para ir ao encontro dos requisitos dos Clientes.

A estrutura da documentação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos está articulada com a do Sistema de Gestão da Qualidade, procurando, sempre que possível, utilizar documentos já existentes. Pretende-se, assim, promover a interligação dos sistemas, criando um todo coerente que sirva de maneira económica e rigorosa os diferentes requisitos normativos.

A Administração da EMEF estabelece a política e os objetivos de recursos humanos e garante a existência de uma estrutura organizativa adequada para assegurar o funcionamento do sistema de gestão de maneira a dar resposta às necessidades da empresa, em conformidade com a NP 4427.

Pelo menos, anualmente, o Sistema de Gestão de Recursos Humanos é revisto pela Administração, de forma a poder aferir da sua adequação e eficácia, atendendo, em particular, às necessidades da organização, às oportunidades de melhoria, às necessidades de alteração do sistema, incluindo a política e os objetivos.

Politica_RH

Certificado – EMEF – ISO 9001

Certificado – EMEF – NP 4427

 

 

Top