Sistema de Gestão da Qualidade

Certificacao conjunta

Certificação

A EMEF possui o seu sistema de Gestão da Qualidade certificado desde final de 1999/início do ano 2000 pelo Organismo de Certificação APCER. Dentro do ciclo de certificação regulamentado, em Dezembro de 2015, a EMEF foi de novo submetida à auditoria de acompanhamento da certificação NP EN ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade) e NP 4427:2004 (Sistema de Gestão de Recursos Humanos), agora pelo Organismo de Certificação SGS ICS, mantendo a certificação nas referidas normas.

O nosso Sistema de Gestão da Qualidade está desenvolvido de modo articulado com os restantes Sistemas, para possibilitar uma adequada integração de elementos e processos específicos relevantes, como é o caso do Sistema de Gestão de Recursos Humanos conforme norma NP 4427:2008 (coordenação via Direção de Recursos Humanos) e do Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório de calibração do Entroncamento – acreditado conforme NP EN ISO/IEC17025.

Integração com a Segurança e Saúde no Trabalho e com o Ambiente

É o Sistema de Gestão da Qualidade (certificado NP EN ISO 9001), que, com um desenvolvimento certificado de mais de 15 anos, proporciona os procedimentos essenciais obrigatórios para os restantes. Como a Qualidade na EMEF abrange igualmente de forma integrada, o Sistema de Gestão da Segurança e o Sistema de Gestão Ambiental, incluindo os respetivos procedimentos, designamos e consideramos o sistema EMEF como “Sistema da Qualidade, Segurança e Ambiente”.

Este Sistema de Gestão é suportado por uma Equipa de Colaboradores da Área Segurança, Qualidade e Ambiente (SQA), especializados nos domínios específicos, que coordenam e monitorizam articuladamente, entre as oficinas de manutenção/ reparação e os Serviços Centrais, a atividade e desenvolvimento permanente do Sistema. A isto, junta-se a experiência das Pessoas e o “Know-how” de uma Empresa desde sempre ligada à manutenção de material circulante ferroviário.

O Sistema SQA da EMEF é sistematicamente auditado, através de um programa anual de auditorias internas, levado a efeito pela nossa bolsa de auditores internos qualificados. Tal programa cobre todos os Órgãos de Manutenção e de Suporte da EMEF, proporcionando ações de melhoria estruturadas que envolvem as diversas Funções, com vista à satisfação das expectativas no serviço prestado aos nossos Clientes.

Certificado – EMEF – ISO 9001

Certificado – EMEF – NP 4427

Top