Segurança e Saúde do Trabalho

Segurança

Os Princípios orientativos para os Serviços que a EMEF disponibiliza aos Clientes, encontram-se documentados na Política de Segurança, Qualidade e Ambiente aprovada pela Gestão de Topo. Estes Princípios enquadram um conjunto de Valores que visam o desenvolvimento da Segurança e Saúde dos Colaboradores através da melhoria e do controle dos riscos profissionais nos serviços, sendo suportados por um conjunto de metodologias, procedimentos e programas documentados, salientando-se:

Avaliação de riscos da Segurança e Saúde dos Colaboradores – estas avaliações incluem, entre outros, a movimentação mecânica de cargas, utilização de máquinas-ferramentas e de ferramentas portáteis elétricas e não elétricas, fatores de risco no armazenamento de produtos e fatores de risco nos espaços exteriores dos complexos oficinais.

Vigilância da Saúde dos colaboradores – realização de exames médicos periódicos de Medicina do Trabalho, de âmbito definido (por exemplo exames médicos à visão, audição, tensão arterial, cardiovasculares, etc…), cuja periodicidade (anual, bienal) depende da idade dos Colaboradores ou da presença de fatores de risco para a sua Saúde presentes no contexto organizacional onde executam a sua atividade. São ainda realizados exames médicos não programados (por exemplo após acidente de trabalho ou após a identificação de fatores de risco na prestação dos Serviços não previstos inicialmente).

Utilização de equipamentos de proteção individual e vestuário de trabalho – os Colaboradores são equipados com o vestuário de trabalho de utilização permanente e com os equipamentos de proteção individual adequados às circunstâncias da tarefa. A sua atribuição é documentada através de normativos internos e de avaliações de riscos.

Acolhimento de novos colaboradores – Novos Colaboradores da EMEF são submetidos a um processo de Acolhimento documentado, onde são informados e formados, entre outros, sobre os aspetos essenciais de Segurança e Saúde das suas atividades.

Formação – a EMEF mantém um programa anual de formação onde se inclui, sempre que necessário, para além da formação interna e externa no âmbito da execução das atividades, a formação específica no âmbito da Segurança e Emergência, como por exemplo Socorrismo e Combate a Incêndios (manuseamento de extintores e rede de incêndio).

Documentação – o sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho encontra-se documentado através de um conjunto de normativos e registos internos que prevêem, para além dos relativos aos pontos anteriores, a monitorização periódica de indicadores, a realização de inquéritos a acidentes e quase-acidentes de trabalho para identificar as suas causas, a manutenção de equipamentos de trabalho e dos equipamentos de emergência (extintores, rede de incêndios, caixas e gabinetes de primeiros socorros, …), a definição de regras para o manuseamento e armazenamento de produtos químicos e gestão das respetivas fichas de dados de segurança, manipulação de cargas, utilização de equipamentos dotados de visor, iluminação e ambiente térmico, entre outros.

Para promover o desenvolvimento do sistema de gestão da Segurança e Saúde, a EMEF está dotada de Serviços Internos de Segurança no Trabalho, da qual fazem parte técnicos de segurança e técnicos superiores de segurança no trabalho certificados oficialmente, e utiliza Serviços Externos de Saúde no Trabalho (Medicina do Trabalho).

Acreditamos que a Segurança e Saúde no Trabalho resulta mais eficiente através da participação de todos os Colaboradores e seus representantes, tornando-se um fator decisivo na prevenção e na  melhoria.

 

Top