Laboratório de Ensaios e Metrologia

O Laboratório de metrologia do Entroncamento (LEM), inserido na Estrutura da EMEF – POC e gerido tecnicamente pela sua Área da Qualidade, está acreditado desde Março de 2008 pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) de acordo com a norma internacional NP EN ISO IEC 17025.

Em 2015 foi realizada auditoria de acompanhamento pelo IPAC e solicitada extensão de âmbito, tendo sido mantida a acreditação e acreditada a extensão requerida, refletida no certificado M0085, acessível no website do IPAC.

A manutenção do SGQ do LEM e a sua acreditação proporcionam uma confiança acrescida na exatidão das medições e inspeções internas realizadas durante os processos de manutenção ao material circulante, minimizando riscos que de outro modo poderiam comprometer a qualidade e fiabilidade.

Para além das calibrações de equipamentos de medição e monitorização, para Clientes internos, o LEM realiza também calibrações para o exterior, sendo que o seu âmbito de acreditação genérico cobre as seguintes grandezas / equipamentos:

  • Elétricas: tensão e corrente AC e DC, resistência;
  • Dimensionais: micrómetros de exteriores, paquímetros, comparadores, perfilómetros e craveiras de medida das rodas de material circulante ferroviário;
  • Pressões: manómetros e transdutores de pressão;
  • Binário: chaves dinamométricas.

Laboratório de calibração acreditado NP EN ISO/IEC 17025

Certificado M0085

Top