Ambiente

O Sistema de Gestão Ambiental da EMEF encontra-se igualmente documentado (Política da Segurança, Qualidade e Ambiente, Procedimentos de gestão de resíduos, de gestão de solventes, monitorização ambiental, etc), por forma a garantir não só o cumprimento das regras instituídas, quer legais, quer internas à EMEF, como também a conformidade dos produtos face aos requisitos especificados e contratados pelos clientes.

Consciente dos impactes da atividade no meio envolvente, a EMEF promove os investimentos com vista à sua redução ou eliminação, designadamente:

  • Sistemas separativos de resíduos gerados pela atividade (Parques de resíduos, entre outros);
  • Sistemas de tratamento de efluentes: separadores de hidrocarbonetos e ETAR nas oficinas;
  • Máquinas de lavar peças em circuito fechado;
  • Monitorização de efluentes líquidos e gasosos;
  • Qualificação de Recursos Humanos para operar com fluidos frigorigéneos ODS (ozone depleting substances) e GFEE (gases fluorados de efeito de estufa).

O reconhecimento e melhoria de todos estes dispositivos e processos baseiam-se na qualificação contínua dos Colaboradores a par da sua grande experiência em manutenção, reparação e reabilitação de material circulante, adquirida pelo serviço desde há muito prestado aos Comboios de Portugal (CP).

Assim é também, no que respeita aos Meios Humanos qualificados no âmbito da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, refletidos numa Estrutura composta por Técnicos especializados nesses domínios e com diversas qualificações certificadas.

Acreditamos num desenvolvimento sustentado e socialmente responsável, voltado para o cumprimento das expectativas dos nossos Clientes e dos utilizadores do transporte ferroviário, em que a Segurança do Material Circulante Ferroviário é para a EMEF, o Valor primordial sempre presente.

Top